terça-feira, 19 de julho de 2016

Bom dia!!!!!!!!

Hoje gostaria de falar sobre alimentação. 
Pra mim um dos principais pontos da educação ambiental é a relação nossa com a comida. Quem me conhece sabe que AMO comer acima de todos os demais prazer (dormir, ler, passear, viajar,...), então nada mais justo que a primeira postagem seja sobre isso.
Vemos o tempo toda as comidas rápidas e industrializadas ganhando cada dia mais espaço, em casa não é diferente, eu também trabalho, sou mãe solteira e não tenho tempo de ficar cozinhando muito, mas sei também que a criança aprende em casa com nossos exemplos por isso a pouco tempo resolvi mudar algumas coisas:


Geléia hoje em dia é só feita em casa, com a fruta mesmo, fica super saborosa e é fácil, segue a receita da geléia de morango:
2 caixas de morango cortadas em rodelas finas, misturar com uma xícara de açúcar e deixar na geladeira de um dia para o outro assim o morango solta água. Cozinhar por uns 20 minutos em fogo baixo mexendo sempre para o morango despedaçar. PRONTO. Super fácil.



Tempero: os temperos prontos tem muito sal, aprendi na internet a fazer estas forminhas de tempero fresco e azeite para congelar, quando for cozinhar é só colocar na panela para refogar ou cozinhar junto com algum prato. 
Fazer o próprio sal com tempero também é ótimo. Só misturar sal grosso com várias ervas, eu coloco alho seco, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão. 

Estas são pequenas dicas, estou sempre inventando e mostro aqui aos poucos.

Até a próxima.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Afinal, o que é sustentabilidade?

Resultado de imagem para pensando

Muito ouvimos sobre sustentabilidade, mas a maioria das pessoas não sabe o que isso significa. O termo sustentabilidade tem origem do latim "sustentare" que significa sustentar, favorecer, conservar.

Sustentabilidade  está ligado ao meio ambiente, é um termo usado para definir ações do homem para suprir as necessidades para sobreviver, sem por em risco o futuro das próximas gerações.

Alguns exemplos dessas ações:

* Exploração de florestas e matas de maneira controlada, fazendo o replantio;
*Atitudes voltadas para o consumo controlado da água, evitando desperdício;
*Medidas que visem a não poluição das águas pelas indústrias, bem como a despoluição dos rios que estão poluídos.

Você pode contribuir com a sustentabilidade adotando as seguintes práticas:

*Recicle o lixo, jogue lixo no lixo;

*Jogue as baterias de celulares em lugar de descarte específicos;
*Não desperdice água e energia elétrica;

*Consuma alimentos orgânicos.


A sustentabilidade é algo importante. Essas ações garantem para o planeta melhores condições para o desenvolvimento de todos os seres vivos. Contribua você também!

Como fazer uma hortinha com garrafa pet

As garrafas plásticas são materiais que sempre temos em casa. Ela pode ser reaproveitada no cultivo de pequenas plantas. A horta pode ser feita até mesmo em apartamentos, pois usa pouco espaço, e por ser fácil podemos incluir as crianças na tarefa.

Material necessário: * Garrafas pets de 2 litros vazias e limpas. * Corda de varal, barbante ou arame. * Tesoura. * Terra. * Muda ou semente de planta.




Essa também é uma ótima tarefa pra se fazer na escola, onde o aluno podem levar sua pet embora ou então criar uma horta no próprio local, onde os produtos do plantio serão consumidos pelos próprios alunos.




Este Blog surgiu da vontade de divulgar ações educativas relacionadas ao meio ambiente, mostrado aos alunos da educação infantil até o ensino médio, como podemos colaborar com a preservação ambiental e incluir esta atitude no dia a dia.